Desafios dos Gestores

Vivemos em uma era de intensas e constantes mudanças.

Produtos têm ciclos de vida cada vez menores, consumidores, mais informados e menos tolerantes a falhas, têm o poder de tornar sua organização um sucesso ou de prejudicar sua marca rapidamente.

Pressões regulatórias e conseqüências de suas inconformidades redefinem prioridades.

Clientes buscam organizações que melhor os atendam, que sejam fáceis de se fazer negócios, o custo para mantê-los é alto e proibitivo caso os percamos.

Redução de custos e aumento a produtividade, mais valor com menos recursos em menos tempo é o mantra de qualquer organização.

Todos trabalhamos muito, mas muitas vezes os resultados não são os esperados.

Agora você pode ser um agente transformador de sua organização para que seja flexível, adaptável e possa responder com agilidade a tantas mudanças!

Expleo criou um curso que vai lhe permitir implementar com sucesso melhorias de desempenho.

Baseado em Gestão de Processos de Negócio uma disciplina que contribui diretamente para as metas e objetivos da organização, você e sua equipe terão a oportunidade de inovar a forma de trabalhar, ao identificar e eliminar atividades que não agreguem valor, automatizando atividades, descobrindo oportunidades de melhoria a partir da perspectiva de seu cliente, eliminando desperdícios, aumentado sua eficiência e tornando seu trabalho mais simples.

A quem se destina

Este curso é voltado principalmente para gestores das áreas de negócio, não importa qual seja seu departamento,  gestores de Tecnologia da Informação e suas respectivas equipes.

Recomendamos também a participação de profissionais de Recursos Humanos além de qualquer outro colaborador envolvido na melhoria de processos de negócio.

Os benefícios propostos poderão ser obtidos por organizações de qualquer segmento, na indústria ou em serviços, no setor público ou privado.

Por quê na Expleo?

Reunimos no curso “Como melhorar seu desempenho utilizando gestão de processos” conhecimentos, técnicas, habilidades e comportamentos que você e sua equipe poderão colocar em prática rapidamente aumentando seu desempenho e tornando-o um profissional altamente valorizado pelo mercado.

Concebido e apresentado por experientes consultores em gestão, muitos deles autoridades no assunto, você terá acesso a dicas e atalhos e melhores práticas comprovadas por empresas de sucesso, que vão acelerar a obtenção dos resultados desejados.

Formato

Combinando video aulas, sessões online ao vivo, fóruns e uma vasta biblioteca de recursos digitais, você terá a oportunidade trocar experiências com outros participantes, enriquecendo seu networking e tornando sua experiência de aprendizado única.

O que você vai aprender?

A disciplina Gestão de Processos de Negócio é bastante ampla, o objetivo deste curso é dar-lhe uma visão bastante abrangente sobre o tema de modo que você possa, em primeiro lugar, colher benefícios rapidamente e também compreender o que precisa ser construído em sua organização para atender suas necessidades.

O curso “Como melhorar seu desempenho utilizando gestão de processos” é composto por diversos módulos. Clique nos títulos dos módulos para acessar o conteúdo programático e o calendário de acesso.

BPM001 - Fundamentos

No módulo Fundamentos você terá uma visão geral sobre Gestão de Processos de Negócio, compreendendo porque este assunto se tornou uma das tendências de gestão mais importantes da atualidade; o que motiva as organizações a adotá-la e quais são suas principais propostas de valor, enfim você vai descobrir porque Gestão de Processos é uma grande oportunidade que pode fazer diferença no desempenho de sua organização e por conseqüência na sua carreira.

Abordaremos também o que precisa ser construído para alcançar os benefícios apresentados, que fatores são críticos para implementar gestão por processos com sucesso e finalmente uma orientação sobre por onde começar.

  • Principais Conceitos
  • O Valor de Processos e BPM
    • Áreas de Conhecimento de BPM segundo o CBOK
    • Certificação CBPP
  • Motivação para sua adoção
    • Propostas de valor para sua organização e clientes
  • O que precisa ser construído
    • Novos papéis
    • Governança
    • Gestão da mudança e educação
    • O novo papel da TI
    • Escritório de Processos
    • Infraestrutura tecnológica
  • Por onde começar

Neste módulo você será apresentado a diversos conceitos importantes que formam a base do conhecimento necessário para que você avance no tema a partir de uma visão integrada.

Formato: video

Data início: disponível imediatamente

Quero experimentar gratuitamente por 30 dias!

BPM002 - Como planejar um projeto de melhoria bem sucedido

Prepare-se para iniciar um projeto de melhoria de processos bem sucedido. Conheça técnicas para identificar e priorizar processos que necessitam de melhorias a partir do entendimento do valor que trazem para a organização.

Uma vez aprovado o início do projeto passamos pelo entendimento do processo, definindo sua visão de futuro, estabelecendo indicadores-chave de desempenho e definindo o escopo do trabalho que subsidiará a criação do termo de abertura do projeto, seu cronograma e orçamento.

Porque usar uma metodologia

Visão geral das fases do projeto

Fase 1 – Aprovação início do projeto
- Levantamento do contexto do negócio
- Levantamento da saúde das interações entre as partes interessadas
- Priorização dos processos (importância x saúde)
- Alinhamento indicadores de desempenho da estratégia, cadeia de valor e processos

Premissas do projeto deste curso

Fase 2 – Entendimento do projeto
Definição da visão de futuro do processo
Definição do escopo e profundidade de análise do processo
Criação e validação Business case – primeira versão
Plano de Comunicação e Gestão da Mudança
Criação do cronograma e orçamento
Criação e validação do termo de abertura do projeto
- Objetivos do projeto
- Escopo
- Papéis e responsabilidades
- Fases, marcos, entregas
- Estrutura organizacional do projeto
- Premissas, requerimentos e restrições
- Fatores Críticos de Sucesso
- Riscos
- Abordagem

Formato: webinar, sessões ao-vivo online

Data início: 15/10/2013 e 17/10/2013 (terça e quinta) 19:30 às 21:30h

BPM003 - Como modelar e documentar processos

Descubra como criar e manter uma representação do processo que pode ser compreendida por todos na organização. Você vai saber porque modelar um processo, quando, quem envolver, que ferramentas e padrões utilizar. Exploraremos o padrão BPMN compreendendo seus benefícios, sua estrutura, principais símbolos e softwares de modelagem que o adotaram.

Conceitos de Modelagem

O que é Modelagem de Processos
Padrão de documentação
Usos da modelagem
Termos da modelagem
Qualidade na modelagem
Conteúdos de um diagrama
Regras de negócio e conformidades
Abrangência e profundidade da modelagem ao longo do projeto
Versões de um modelo
Formas de coleta de informações
Participantes da modelagem
Ferramentas de modelagem
Notações para modelagem
Boas práticas na modelagem

BPMN
Benefícios do BPMN
Subclasses do BPMN
Símbolos utilizados
Softwares para modelar em BPMN
Exemplo de uso de software
Exercício de aplicação

Formato: webinar, sessões ao-vivo online

Data início: 22,24 e 29/10/2013 (terça, quinta e terça) – 19:30 às 21:30 h

BPM004 - Como analisar e melhorar processos

A Análise de processos ocorre em diversas etapas do projeto, seja no levantamento de seu estado atual ou durante seu redesenho. Conheça técnicas de análise, como coletar informações, quem envolver, seus papéis e responsabilidades, como identificar e priorizar oportunidades de melhoria.

Você vai também compreender como redesenhar um processo e quem envolver, além de estabelecer um sistema de medição de desempenho para o processo utilizado para verificação do atendimento de seus objetivos.

Ainda neste módulo abordamos o planejamento detalhado do projeto de implementação do processo redesenhado, considerando recursos humanos, infraestrutura e tecnologias necessários ao seu suporte.

P1 – Análise de Processos

Fase 3 – Análise do processo
Objetivos da análise
Técnicas de análise
Quando analisar um processo
Papéis e responsabilidades na análise
Definição do escopo de análise
Informações necessárias
Simulação de processos
Entendimento do estado atual do processo e os riscos de não tê-lo
Análise Qualitativa de processos
Análise Quantitativa de processos
Quantificação de ganhos
Identificação e priorização das oportunidades de melhoria
Implementação de ganhos rápidos
Boas práticas para a fase Análise de Processos e modelos de referência

Formato: webinar, sessões ao-vivo online

Data início: 31/10/2013 e 05/11/2013 (quinta e terça) – 19:30 às 21:30 h

 

P2 – Redesenho de Processos

Fase 4 – Redesenho do processo e planejamento implementação
Princípios do redesenho de processos
Definição do escopo de redesenho do processo
- Avaliação e escolha de alternativas de melhoria
- Revisão regras e facilitadores
- Atualização business-case do projeto
Análise de riscos em processos
Uso de controles internos e instruções de trabalho
Objetivos, indicadores e metas de um processo – sistema de medição
Papéis envolvidos no redesenho
Fatores críticos para o sucesso da fase de redesenho do processo

Formato: webinar, sessões ao-vivo online

Data início: 7/11/2013 e 12/11/2013 (quinta e terça) – 19:30 às 21:30 h

 

P3 – Planejamento da Implementação
Análise de mudanças nos processos
Definição dos recursos humanos, infraestrutura e tecnologias necessárias para suportar o processo
- Framework de competências em BPM
- Dimensionamento força de trabalho
- Treinamento participantes do processo
- Revisão estrutura organizacional, estratégias, portfólio projetos de TI, dados e sistemas
- Desenvolvimento de processos, procedimentos e regras de negócio
- Redefinição de papéis, responsabilidades e incentivos para os participantes
- Revisão estrutura organizacional
- Atualização das políticas de recursos humanos
- Desenvolvimento e integração de sistemas/ tecnologias
- Escopo da automação de processos
- Requerimentos de desenvolvimento
- Plano de trabalho da automação
- Papéis e responsabilidades da automação
- Desenho de processos no BPMS
- Desenho de formulários no BPMS
- Criação e configuração do organograma funcional no BPMS
- Monitoramento, melhoria e versionamento de processos
Documentação final do desenho e implementação
Criação e aprovação Plano de Ação integrado de implementação

Formato: webinar, sessões ao-vivo online

Data início: 14/11/2012, 19/11/2013 e 21/11/2013 (quinta, terça, quinta) – 19:30 às 21:30 h

BPM005 - Como gerenciar a implementação de um processo melhorado

Com o Plano de Implementação do processo aprovado utilizaremos de técnicas de gerenciamento de projetos para executá-lo com sucesso. Investigaremos competências e habilidades necessárias a um gerente de projetos, o uso de estruturas de apoio a gestão e procedimentos específicos para projetos desta natureza.

Fase 5 – Implementação do redesenho do processo
Gerenciamento de Projetos como instrumento critico
Competências e habilidades de um gerente de projetos
O uso de estruturas de apoio a gestão
Implementação do piloto processo desenhado
- Plano de testes do processo
- Alinhamento expectativas, indicadores, metas e fatores críticos de sucesso
- Treinamento colaboradores
- Educação dos gestores
- Reuniões de gestão da mudança
- Reuniões de status
- Riscos da implementação
- Medição resultados e validação piloto
Ativação e comunicação do processo redesenhado
Boas práticas de gestão de projetos de melhoria de processos

Formato: webinar, sessões ao-vivo online

Data início: 26/11/2013 e 28/11/2013 (terça e quinta) – 19:30 às 21:30 h

BPM006 - Como gerenciar o desempenho de processos de negócio

Defina métricas adequadas e aplique um processo para monitorar o desempenho, riscos e a conformidade de seus processos de forma a identificar e corrigir problemas além de melhorar continuamente seus resultados. Investigaremos as principais métricas, a tecnologia como ferramenta de monitoramento, além da governança e competências necessárias para exercer esta gestão.

O que medir
Dimensões fundamentais da medição
Desempenho, riscos e conformidade
Que métricas utilizar
- Medidas internas e externas
- Medidas para o gerente funcional e para o dono de processo
- Painel de indicadores como guia para melhorias em processos
Como medir
- Cadeia virtuosa de medições
- Administração dos acordos entre donos de processos
O uso da tecnologia como instrumento de medição
Responsáveis pela medição
- Alternativas de papéis, responsabilidades e alçadas
Papéis, responsabilidades e competências do gestor do processo
Boas práticas na gestão do desempenho de processos de negócio

Formato: webinar, sessões ao-vivo online

Data início: 3/12/2013 e 5/12/2013 (terça e quinta) – 19:30 às 21:30 h

BPM007 - Visão corporativa para a gestão por processos

Compreenda como BPM promove a criação de valor para sua organização e seus clientes. Estabeleça a importante correlação entre a estratégia e os processos de negócio da organização, utilizando ferramentas como BSC (Balanced Scorecard) para alinhar os processos e indicadores de desempenho, dos níveis mais baixos até a cadeia de valor. Você vai conhecer as principais estruturas que podem ser utilizadas no apoio a gestão por processos e as condições importantes necessárias a sua sustentação.

  • Como BPM promove a criação de valor para a organização e seus clientes
  • Arquitetura de Processos – gerenciando ativos importantes
  • Alinhamento entre estratégia e processos de negócio utilizando BSC
  • Definição metas estratégicas para os processos de negócio
  • Modelos de referência para construção de arquiteturas de processos
  • Estruturas de apoio a gestão – Escritório de Processos e Escritório de Projetos
  • Governança de processos e BPM
  • Preparação dos recursos humanos – gestão da mudança e treinamento
  • Transformação do papel de TI – Tecnologia da Informação

Formato: webinar, sessões ao-vivo online

Data início: 10 e 12/12/2013 (quinta e terça) – 19:30 às 21:30 h

BPM008 - Tecnologias para Gestão por Processos

Conheça um conjunto de tecnologias que combinadas suportam as iniciativas em gestão de processos de negócio. Trataremos desde a infraestrutura tecnológica necessária até ferramentas utilizadas para modelagem, armazenamento, automação, simulação, gestão de regras de negócio e o monitoramento do desempenho dos processos. Isto lhe permitirá compreender que ferramentas você precisa operacionalizar de acordo com as suas necessidades.

  • Porque utilizar ferramentas de software para BPM
  • Padrões abertos e linguagens para automação de processos de negócio
  • Arquitetura e componentes típicos de uma solução BPMS
  • Ferramentas para diversas aplicações: modelagem, análise, simulação e monitoramento de processos
  • Motor de processos e gerenciamento de fluxo de trabalho (Workflow)
  • Motor de regras de negócio (BRE)
  • Monitoramento dos processos com BAM (Business Activity Monitoring)
  • Arquitetura Orientada à Serviços (SOA)
  • Padrões para integração com sistemas legados

Formato: webinar, sessões ao-vivo online

Data início: 17 e 19/12/2013 (quinta e terça) – 19:30 às 21:30 h

BPM009 - Modelos de maturidade em Gestão de Processos

Conheça modelos de maturidade que permitem avaliar como sua organização se encontra em termos de gestão de processos de negócio. Você terá a oportunidade de aplicar uma avaliação de maturidade que poderá servir como instrumento de planejamento para expandir os benefícios da Gestão por porcessos para toda sua organização.

  • Conceito de maturidade
  • Modelos de maturidade
  • Padrão CMMI
  • Fatores de maturidade
  • Níveis de maturidade
  • Avaliação da maturidade de sua organização

Formato: webinar, sessões ao-vivo online

Data início: 02/01/2014 e 07/01/2014 (quinta e terça) – 19:30 às 21:30 h

Calendário de Acesso

BPM001 – Fundamentos em gestão de processos – acesso imediato video
BPM002* – Como planejar um projeto de melhoria bem sucedido – 15 e 17/10/13
BPM003* – Como modelar e documentar processos – 22, 24 e 29/10/13
BPM004* – Como analisar e melhorar processos – 31/10/13, 05, 07, 12, 14, 19 e 21/11/13
BPM005* – Como gerenciar a implementação de um processo redesenhado – 26 e 28/11/13
BPM006* – Como gerenciar o desempenho de processos de negócio – 3 e 05/12/13
Fim Programa 1

BPM007* – Visão corporativa para a gestão por processos – 10 e 12/12/13
BPM008* – Tecnologias para Gestão por Processos – 17 e 19/12/13
BPM009* – Modelos de maturidade em Gestão de Processos – 02 e 07/01/14
Fim Programa 2

*Webinars, sessões ao vivo: Terças e Quintas-feiras das 19:30 h às 21:30 h

Conflito de agenda? Não se preocupe, todas as aulas são gravadas para acesso até 48 h após sua ocorrência

Inscrição

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BPM001 – Fundamentos em gestão de processos

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- Trocar experiências em comunidades de gestão
- Acessar artigos, cases de sucesso, e debates
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Programa 1

Módulos

BPM001 – Fundamentos em gestão de processos
BPM002 – Como planejar um projeto de melhoria bem sucedido
BPM003 – Como modelar e documentar processos
BPM004 – Como analisar e melhorar processos
BPM005 – Como gerenciar a implementação de um processo redesenhado
BPM006 – Como gerenciar o desempenho de processos de negócio

Valor: 12 parcelas* de R$ 150,00, total: R$ 1.800,00 (*cartão de crédito)

Desconto de 15% para pagamento à vista, de R$ 1.800,00 por R$ 1.530,00

Acesso por 12 meses

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Programa 2

Módulos

BPM001 – Fundamentos em gestão de processos
BPM002 – Como planejar um projeto de melhoria bem sucedido
BPM003 – Como modelar e documentar processos
BPM004 – Como analisar e melhorar processos
BPM005 – Como gerenciar a implementação de um processo redesenhado
BPM006 – Como gerenciar o desempenho de processos de negócio
BPM007 – Visão corporativa para a gestão por processos
BPM008 – Tecnologias para Gestão por Processos
BPM009 – Modelos de maturidade em Gestão de Processos

Valor: 12 parcelas* de R$ 180,00, total: R$ 2.160,00 (*cartão de crédito)

Desconto de 15% para pagamento à vista, de R$ 2.160,00 por R$ 1.836,00

Acesso por 12 meses

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Muito bom! Não vejo a hora de participar do próximo!

Paulo M. C.

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Esclareça suas dúvidas por e-mail, chats e debates, junto aos instrutores e participantes.

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Perguntas mais freqüentes

Por quanto tempo posso acessar o curso?

Você terá 12 meses para acessar o conteúdo do curso contados a partir do seu dia de inscrição.

Qual é a política de reembolso para este curso?

Queremos manter nossos clientes satisfeitos, assim oferecemos uma política de reembolso de 30 dias. Entre em contato.

Posso levar o curso comigo para onde eu quiser?

Com certeza! Se você tiver uma conexão internet banda larga (mínimo 1 MB) nossos cursos estão disponíveis em qualquer aparelho e qualquer momento.

Que formas de pagamento estão disponíveis?

Como pessoa física ou jurídica você poderá pagar com cartões de crédito VISA, Mastercard e AMEX, usando uma conta Paypal, as opções de pagamento do PagSeguro ou se preferir pode pagar via boleto bancário, depósito identificado, DOC ou TED.

Posso parcelar meu pagamento?

O parcelamento* pode ser feito apenas para pagamentos via cartão de crédito (Paypal ou PagSeguro).

Se não puder participar das sessões ao vivo como posso recuperar este conteúdo?

Os módulos oferecidos na modalidade webinar ao-vivo, estarão disponíveis no formato de vídeo até 48 horas após sua ocorrência.

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INSTRUTORES

André L. C. Silveira

Diretor de Operações Expleo

Especialista em planejamento, gestão e controle de projetos, certificado PMP, Project Management Professional, pelo Project Management Institute, que representa a instituição de maior prestígio internacional em Gerenciamento de Projetos. Engenheiro, Administrador possui MBA em Marketing. Vasta experiência e vivência internacional em gestão de projetos de tecnologia aplicada e melhoria de processos, onde atuou no desenvolvimento de produtos e serviços. Exerceu cargo gerencial em empresas de telecomunicações implantando projetos estratégicos com foco em redução de custos, aumento de receita e fidelização de clientes. Instrutor certificado TenStep, metodologia internacional de gerenciamento de projetos.

Maurício Bitencourt, CBPP

Sócio-Diretor Projeler

Administrador de Empresas formado pela PUC -RS, Project Management Professional (PMP) certificado pelo PMI e Certified Business Process Professional (CBPP® Blue Seal) certificado pela ABPMP International. Trabalha há mais de 20 anos nas áreas de Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial. Sócio-diretor da Projeler e vice-presidente e um dos fundadores do capítulo brasileiro da ABPMP.org – Association of Business Process Management Professionals. Desde 2005 já capacitou mais de 5 mil gestores e analistas de processos na notação BPMN e em áreas de conhecimento do CBOK®. Voluntário da revisão e tradução do CBOK® (Corpo Comum de Conhecimento em BPM) da ABPMP para a língua portuguesa. Professor da Especialização em Gestão por Processos de Negócios da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Faculdade Ruy Barbosa. Instrutor do ABPMP Boot Camp & CBPP Exam.

Ricardo Karsten

Sócio-Diretor da Beringer Consulting

Engenheiro com Pós-Graduação em Administração e Pós-Graduação em Engenharia da Produção (todos na UFRGS). Certificações PMP (Project Management Professional) e CBPP (Certified Business Process Professional). Professor de Cursos de Pós-Graduação. Atua há mais de 20 anos como consultor em Planejamento e Gestão Estratégica, Gestão de Vendas, Gerenciamento de Projetos, Sistemas de Informações Gerenciais e Gerenciamento de Processos. Neste período, coordenou a implantação de mudanças organizacionais em dezenas de organizações públicas e privadas.